Summary: Algumas pessoas tomaram a seguinte decisão na vida: Não vou crer! Essa decisão foi tomada de antemão. Contudo tais pessoas precisam justificar tal postura. Elas precisam de razões para apoiar sua incredulidade, sua dureza no coração e sua cegueira.

RAZÕES PARA NÃO CRER

Jo 9:13-35

Introdução:

Algumas pessoas em sua busca da verdade fazem alguns questionamentos para que venham a crer e confessar que Jesus é o Senhor.

Podemos até mesmo esperar uma certa resistência humana a crer. Quando esses questionamentos são sinceros e honestos eu vejo alguns benefícios:

(1) Evitam decisões impensadas e precipitadas. Fazem com que venhamos a tomar uma decisão madura e leva-nos a crer de uma maneira inteligente.

(2) Evita que pessoas venha a crer em tolices, mitos e crendices. Crer também é pensar.

No entanto algumas pessoas também tomaram a seguinte decisão na vida: Não vou crer! Não vou me converter jamais! Nada fará com que eu me arrependa dos meus pecados e converta ao Senhor Jesus! Essa decisão foi tomada de antemão. [a priori]. Contudo tais pessoas precisam justificar tal postura. Elas precisam de razões para apoiar sua incredulidade, sua dureza no coração e sua cegueira. É exatamente isto que ocorre nesta cena.

A notícia de que um cego foi curado se espalhara pela vizinhança que levaram o caso para os fariseus [religiosos] que a partir da iniciaram uma espécie de CPI do Cego para que possam justificar sua incredulidade, sua dureza e cegueira espiritual. Essa investigação nos proporciona uma excelente amostragem daquilo que os homens colocam como razão para não crer. No processo de investigação os religiosos expuseram o fundamento de sua incredulidade, e suas razões não são razões apenas pessoais, são razões inerentes a qualquer um quer resolva não crer. As pessoas não crêem por causa das...

I. TRADIÇÕES RELIGIOSAS [13-17]

Os fariseus eram pessoas escravas do religiosismo, oponentes de Jesus ao mesmo tempo vistas por muitos como autoridade perante a sociedade.

O que levanta questionamento é isto: Jesus realizara uma cura no Sábado. Não que o ato de cura infligisse a lei do Sábado, numa outra ocasião, que também trouxe celeuma, Jesus mandara um ex-aleijado carregar algo pesado num sábado agora a questão é porque Jesus fizera um trabalho proibido: era proibido pela lei tradicional amassar pão ou algo parecido, o que Jesus exatamente fez!

Nesta CPI eles convocam a principal testemunha, o ex-cego. Então surgem duas conclusões (v.16): Um homem que quebra a lei do sábado não é de Deus. O outro é que “qualquer pessoa que cura um cego é de Deus” [ver. Dt 13:1-5 – mesmo fazendo sinais e prodígios mas afastando as pessoas de Deus]. Conclusão: Jesus é de Deus! Os dois grupos defensores de dois pontos de vistas passam a discutir!

Então perguntaram ao ex-cego [não era autoridade, fora a principal, terceira opinião diante do impasse] (v.17) que por sua vez afirmou: Ele é um profeta!

Ils. Minha mãe! Desde de pequenina instruída numa visão idolatra. Vinda do interior, a mente acostumada...

Aplicação: As tradições religiosas são um empecilho, uma razão para as pessoas não converterem! Muitas pessoas tomaram previamente a decisão: Nasci nesta crença vou morrer nesta crença. Nunca pararam para avaliarem honestamente suas crenças, não sabem mesmo justificar: Por que isto ocorre? O porque as coisas são assim? Há base bíblica para este ato? Ils. Meu irmão. Eu fiz minha obrigação! Religioso e mundano!

Quantas pessoas estão presas as mais diversas tradições humanas, criadas por homem que as fazem escravos? Que cegam as pessoas, que a tornam insensíveis aos fatos. [Ils. Quando novo convertido apresentei o evangelho e citei II Tm 2:5] Os fariseus eram assim? E você?

II. COVARDIA OU MEDO [18-23]

Na condução do processo investigativo, a questão da cegueira de nascença era decisiva, como próprio não tinha essa resposta, chamaram os pais, como testemunha do inquérito.

Eles obedeceram a convocação, mas ficaram desconfortados. Os fariseus estavam irritados; os pais obviamente felizes. Com muita cautela e extrema prudência se limitaram a responder a pergunta de uma forma afirmativa de que era o seu filho, mas a segunda questão como se deu a cura eles não sabiam!

O cego certamente correra para os pais e lhes mostrara o que houve. Aqueles pais embora ficassem felizes pela cura, não se importara com quem foi que o curou, para agradecer, para conhecer. Por que? [Um pai que ver o filho convertido e não se preocupa em conhece quem fez este milagre].

Eles responderam: A questão é com o meu filho ele tem capacidade para responder! [21]. Então a razão para esta frieza, indiferença para com Jesus foi exposta: Covardia! Medo!

Eles sabiam que Jesus fizera isto, mas qualquer atitude deles favorável a Jesus desagradaria os fariseus, então ficaram “na deles”. O medo de serem expulsos, excomungados, sofrerem retaliações levou a não crerem! Criam no milagre, mas não no Senhor para segui-lo e confiar sua vida a ponto de sofrerem por esta decisão!

Aplicação: Muitas pessoas não se convertem ou não crêem no Senhor Jesus por medo e covardia. Covardia do que os outros vão falar. Covardia ou medo de que venham a ser criticados pelos parentes e amigos. Covardia de sofrerem a perda de algum privilegio ou algo que eles acham que é muito importante.

Ils. Eu no processo de conversão: Mas eu não vou fazer isto ou aquilo, o que fulano vai dizer, o que eles vão pensar de mim. A fulano tu é crente?! [carregada de discriminação e surpresa] Ler Jo 12:43. Em alguns países muçulmanos para se converterem tem que ter muita coragem, pois tal ato implica em perseguição e morte. Apocalipse nos faz questão de lembrar que os cavardes não herdarão o reino de Deus. [Ap 20:8]

III. ORGULHO [24-34]

A CPI continua e chegara algumas conclusões: o homem nascera cego, ocorrera um milagre tudo isto aponta para Jesus como sendo um homem de Deus. Mas isto eles não podia admitir. Logo alguma coisa, estava errada, talvez deixaram escapar algum detalhe, algo estava oculto. Então chamam o ex-cego mais uma vez para o interrogatório. E vão logo fazendo pressão: Dá glória a Deus [Não esconda nada! Diga a verdade]. Não importa o que você diga sabemos que Jesus é um pecador por isso não pode operar este milagre! O que você esta ocultando!

A resposta dele: Essa questão de que é pecador não sei, uma coisa eu sei: Era cego agora vejo! Para os fariseus era frustrante não refutar essa afirmação: a primeira os pais confirmaram a segunda estava diante deles. A conclusão era inadmissível!

O ex-cego então percebe que não querem admitir Jesus, já tomaram esta decisão! Então ele usa de ironia: Vocês querem ser discípulos dele? Os fariseus não gostaram da “piadinha”. Então afirmam: Quem quer se discípulo de um homem como este? Um ignorante como você pode resolver segui-lo, mas nós? Você talvez precisa deste tipo de crença, mas nós? Seguir esse “joão-ninguém” é para quem não tem classe, eles tinham dignidade. Eles são da elite religiosa!

Aplicação: Algumas pessoas não crêem por puro orgulho e soberba. A identificação deles com a fé cristã e consequentemente algumas posturas da fé cristã fazem com que eles fechem os olhos e não se convertam.

Alguns acreditam sinceramente que essa coisa de seguir Jesus é coisa para quem está no desespero, na situação social degradada, preso algum tipo de vício. Elas não percebem que são pecadoras e dignas do inferno. Elas não querem crer que sua moralidade, suas boas obras, sua posição social não vale absolutamente nada diante de sua real situação aos olhos de Deus: São pecadoras incapazes e precisam se arrepender. Mas elas não acham que tem feito alguma coisa de tão grave para se converterem. Isto é para alguns não para eles. Mas a bíblia é clara: Rm 3;23, 3:10, Is.

Enfim algumas pessoas não se convertem por não acharem que tem necessidade, por acharem que são bons [Nicodemos], por acharem que esta decisão é para alguns, não para eles! Isto é orgulho! O orgulho é certamente a principal razão para as pessoas não se converterem!

Conclusão: [35-41]

Pelo que disse o ex-cego acabou sendo expulso. Então Jesus vai lá fazer a obra mais importante que não fizera: Abrir seus olhos espirituais! Para Jesus não interessa tão somente curar um homem do seu problema físico e vê-lo perecer no inferno! Jesus não é curandeiro, não está apenas interessado em fazer as pessoas verem fisicamente, querem libertá-la de seu principal problema o pecado.

Diante da pergunta de Jesus, o ex-cego demonstra uma sede, uma expectativa para com Cristo. Diante da resposta de Jesus, o ex-cego agora é curado de sua cegueira espiritual. Para ele Cristo não é pecador, não é um profeta ou mestre, é Senhor! Creio, e o adorou! Não é mais um homem chamado Jesus, é Senhor!

A pior cegueira que existe é a espiritual. Com a vinda de Jesus, a luz do mundo, muitos cegos espirituais passaram a ver e aqueles que acham que vêem, que pensam não precisar da luz, que viraram as costas ao chamado de seguir Jesus aprofundam-se mais e mais na escuridão: Jo 3:19.

Você precisa reconhecer que é cego e permiti que Jesus liberte você dessa escuridão. A auto-ilusão, das tradições religiosas, da covardia e do orgulho que o faz cego para a luz de Deus é um estado sem esperança. A luz veio, mas se você recusa, rejeita como poderá ver?