Improve your sermon prep with our brand new study tools! Learn all about them here.
Sermons

Summary: Esboço de Sermão pregado na noite de 22/07/2012 (domingo) na IPI de Irapuru,SP, Brazil

  Study Tools

Texto Chave: Lucas 15:11-32

Introdução

O capitulo 15 do Evangelho de Lucas, traz três parábolas proferidas por Jesus (A ovelha perdida, A dracma perdida e O filho pródigo). Estas três parábolas tem o objetivo de nos falar acerca da mensagem do Evangelho: O homem está perdido, e a iniciativa de salvá-lo vem de Deus, a qual se alegra nisto.

Nesta mensagem queremos nos ater a parábola do filho pródigo e tirar algumas lições deste lindo texto da Palavra de Deus.

O título desta porção do Evangelho de Lucas usualmente é chamado de a Parábola do Filho Pródigo, mas também poderia ser a Parábola do Pai Amoroso, pois o foco verdadeiro deste texto não está no fato do filho ter se perdido, mas no grande amor que o pai expressou aquele filho que se perdera.

1 – O pedido e a partida do filho (v. 11-14)

O texto começa relatando o pedido do filho mais novo ao seu pai para receber a herança que lhe era cabida, isto no contexto judeu significava duas coisas:

– Um pedido deste na cultura judaica era impossível, não se admite que se reparta herança com o pai ainda vivo, significava que o filho da parábola estava dizendo ao seu pai que o desejava morto. Isto provocou uma ruptura total deste moço com a sua família.

– O primogênito recebia porção dobrada (Deuteronômio 21:17), portanto provavelmente nesta repartição de bens o irmão do pródigo recebeu duas vezes mais que ele, ou seja dividiu-se a herança do pai em três, o mais moço ficou com um terço enquanto o mais velho ficou com dois terços.

O filho prossegue em sua rebeldia contra o pai, iludido em sua busca por uma felicidade longe da casa do pai, ele parte para uma terra distante e ali neste lugar desperdiça todos os seus bens e vive irresponsavelmente, despreocupado com as consequências dos seus atos, de maneira que quando vieram tempos difíceis naquele país, ele começou a passar necessidades.

Com toda certeza aquele filho enquanto possuía bens tinha muitas pessoas ao seu redor, mas tudo isso acabou e ele ficou sozinho.

A vida no pecado é assim, uma falsa alegria passageira, e quando estamos sós, vem o desespero e a dor.

2 – “O fundo do poço” (v.15-16)

Jesus prossegue dizendo que para se sustentar aquele filho se coloca a serviço de um dos habitantes daquele país.

Ele passou a cuidar de porcos, o que para um judeu era um ultraje, visto de o porco ser considerado um animal imundo, e sua degradação foi tamanha que ele desejava se alimentar da mesma alimentação dos porcos, as vagens de alfarrobeira, a qual são muito amargas e ruins para o consumo humano em seu estado natural.

3 – O filho cai em si e retorna (v.17-21)

A parábola diz que o filho “cai em si”, esta expressão indica que o arrependimento daquele filho ainda não era um arrependimento completo, isto pode ser comprovado com o pensamento do filho (v. 18-19), a qual entendia que não poderia mais nunca ser chamado de filho e deveria ser tratado pelo pai como um dos empregados.

Mas o pai surpreende aquele filho, e já esperava o seu retorno, ao vê-lo longe o pai corre ao encontro do filho, abraça-o e beija-o.


Talk about it...

Nobody has commented yet. Be the first!

Join the discussion